Esse blog existe por vários motivos e, alguns deles são servir como fonte educacional, conteúdo transformador e lhe dar subsídios para a sua formação de opinião. Como cidadão que sou, me sinto na obrigação de falar um pouco sobre como o meu e o seu direito de voto podem e devem ser exercidos de forma consciente.

Se você chegou até aqui, fique tranquilo que eu não farei nenhuma propaganda política até porque eu não gosto de política, pelo menos não do modelo utilizado no Brasil.

Já há algum tempo eu não assisto televisão mas tenho feito uma força para assistir aos debates de candidatos a presidência e o que vejo é a mesma história se repetindo, a maioria fazendo ataques aos adversários para tentar enfraquecê-los e tirar do foco principal que é dizer efetivamente como pretendem melhorar as coisas no Brasil caso um deles vença.

Eu não acredito que um presidente, por mais bem intencionado que seja, consiga mudar o Brasil em 4 anos, isso é impossível, não só porque um presidente precisa do apoio da câmara dos deputados e do senado mas também porque 4 anos é pouco tempo. Eu acredito sim que um bom presidente pode iniciar uma grande mudança no Brasil.

Como essa escolha acontece a cada 4 anos, você e eu precisamos escolher bem quem colocaremos para comandar o Brasil, o estado onde moramos e também todos os coadjuvantes que fazem parte do sistema. Pensando nisso, eu montei uma lista de 4 passos que você pode seguir para conhecer melhor o seu candidato e votar melhor e de forma consciente.

1 Não utilize informações apenas dos debates na TV para decidir em quem votar

O tempo na TV é muito pequeno e será focado em explorar os defeitos do outro.

2 Visite o site do candidato que mais lhe cativou e que tem uma proposta mais coerente

No site do candidato você terá acesso a muitas informações adicionais que não passam na TV, até porque alguns candidatos têm um tempo bem pequeno para expor as suas ideias.

3 Pesquise sobre o candidato no google em busca de processos judiciais

Pode ser que seu candidato possua algum processo na justiça, porém tenha discernimento para saber que um processo por fraude é diferente de um processo por dizer a verdade na TV. Dependendo do tipo de processo que o candidato está respondendo, pode ser um forte indício de corrupção.

4 Vote no candidato que você escolheu e não no que os outros vão votar

Faça a sua escolha e esqueça as pesquisas. Se nós fizermos esta escolha, as pesquisas perdem a força. Infelizmente muitos brasileiros têm a tendência de fazer o que outros estão fazendo e não fazer a sua própria escolha. Seja o único responsável pelo seu voto.

Saiba que antes de ser um profissional da área de TI você precisa ser também um cidadão.
Eu já estou fazendo a minha pesquisa para votar melhor e você, quando vai começar a sua?

Até o próxima!

Comentários

comentários