Olá pessoa maravilhosa, espero que você esteja muito bem!

⏰Tempo de leitura deste artigo: ~4,5 min.

Você já parou para pensar porque algumas pessoas enxergam oportunidades aonde você não enxerga e vice e versa?

Bem, confesso que até pouco tempo atrás eu tinha uma visão bem limitada sobre este tema.

Afinal, como saber diferenciar?

Depois de estudar sobre diversos temas, observar a mim mesmo e outras pessoas e, constatar meus resultados, eu acabei desenvolvendo uma hipótese, que eu chamo de “Amplitude de Radar”.

Como você já deve saber, eu sou apaixonado pelos temas desenvolvimento pessoal e autoconhecimento e para falar sobre estes temas, é impossível não topar com outro tema chamado “programação mental”.

Na semana passada, eu escrevi o quarto e último artigo de uma série de 4 artigos falando de “programação mental sobre dinheiro” e como isso se relaciona com a sua e a minha vida financeira.

A minha e a sua programação mental, nos levam a categorizar os eventos e circunstâncias que se apresentam na nossa vida como oportunidades ou não.

A regra básica dessa minha hipótese diz que, tudo aquilo que a sua mente desconhece, geralmente não é categorizado como uma oportunidade.

Na minha hipótese, tudo que é desconhecido ou inconsciente, não é detectado no seu radar.

A mente humana passa a detectar o evento ou circunstância como uma oportunidade, quando se tem um grau de conhecimento superior sobre aquilo que se apresenta na sua vida e sabe-se quais os possíveis resultados, caso a oportunidade seja “abraçada” por você.

Na minha hipótese, tudo aquilo que você possui um conhecimento superior, ou seja, se tornou consciente, está na zona iluminada do radar.

Observe a figura abaixo que demonstra a hipótese da Amplitude de Radar:

Radar básico

Esta hipótese diz que, quanto mais se conhece sobre um assunto e mais sabe-se os resultados produzidos por estes, mais você amplia a sua zona iluminada do radar, que por sua vez, passa a captar os eventos e circunstâncias como oportunidades a serem aproveitadas (pontos no radar).

É muito parecido com um radar daqueles utilizados por controladores de voo. O controlador de voo só consegue ver os aviões (representados por pontos dentro da zona iluminada do radar) que podem ser captados pelo radar.

Se um avião não aparece como um ponto no radar, o controlador de voo diz que não existe nada naquela área, mas isso não necessariamente é verdade. Pode ser que exista sim algo naquela área, mas que o radar não pode captar por não estar dentro das frequências eletromagnéticas conhecidas pelo radar. Certo?

Da mesma forma, uma oportunidade pode não aparecer na zona iluminada do seu radar, porque existe algo sobre aquilo que você desconhece, ou seja, está em uma área desconhecida chamada aqui de área escura do radar.

SE VOCÊ NÃO TEM TUDO QUE GOSTARIA, ISSO SIGNIFICA QUE TEM ALGO QUE VOCÊ NÃO SABE.
T. Harv Eker

Isso nos leva a seguinte pergunta então: como ampliar o seu radar?

A resposta é muito simples.

Eu chamei de zona iluminada do radar porque eu considero que quando você SABE sobre algo, é porque levou luz àquele assunto ou tema, ou seja, buscou informações, estudou, fez cursos, treinamentos enfim, investiu no SABER.

É como apontar uma lanterna para um canto escuro e descobrir que tinha algo ali, mas que você desconhecia por que antes estava escuro e você não podia ver.

Para ampliar o seu radar você precisa constantemente investir no conhecimento para levar luz às zonas escuras. Você pode fazer isso de diversas formas e a mais convencionais são através de artigos, livros, troca de experiências através de networking, novas referências, seguido de cursos, treinamentos, vídeos, terapias, meditação, etc.

E o que a Amplitude de Radar tem a ver com programação mental? Tudo!

Cada vez que você amplia o seu radar, você altera a sua programação mental. Você passa a acreditar em coisas que você antes não acreditava. Isso pode mudar tudo na forma como você vê o mundo e percebe os eventos e circunstâncias que se apresentam na sua vida.

E é exatamente por isso que agora, com o radar ampliado, você passa a captar mais coisas que antes, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Amplitude de Radar

Isso significa que, se você quiser ampliar a quantidade de oportunidades na sua vida, precisa necessariamente ampliar o seu radar para poder captá-las e reconhecê-las.

Caso você queira mudar a sua programação mental, ou seja, mudar os seus resultados atuais, invista constantemente em ampliar o seu radar.

Essa hipótese faz sentido pra você? Isso já aconteceu na sua vida?

Na próxima terça-feira dia 05/12 eu apresentarei uma palestra em Ourinhos no Oftalmocentro as 19:30h com o tema “MEU NEGÓCIO NO PILOTO AUTOMÁTICO”. É uma palestra direcionada para empreendedores, para quem quer empreender e cônjuges de empreendedores(as), onde eu também falarei sobre a hipótese da Amplitude de Radar.

Neste momento, 82% das vagas para esta palestra estão reservadas, portanto se você ainda quiser participar, recomendo que adquira seu ingresso agora mesmo através deste link.

Se você gostou desse artigo e acredita que este conteúdo pode ajudar alguém da sua família ou amigos, utilize os recursos abaixo para compartilhar este artigo com eles.

Compartilhe comigo a sua opinião sobre este tema utilizando o espaço para comentários abaixo.

Fique com Deus e até o nosso próximo encontro na semana que vem.

Pelo seu crescimento,

Rodrigo Telles

Comentários

comentários