Tempo de leitura: ~9 minutos. Você também pode ouví-lo no Podcast acima e ainda fazer download para ouvir aonde você quiser.

Quando ouvi isso pela primeira vez eu não concordei de imediato, pois a minha programação mental havia sido concebida de forma diferente no que diz respeito a área “ajudar as pessoas”.

Eu realmente acreditava que era possível ajudar pessoas a ponto de transformar suas vidas. Infelizmente enquanto pensei assim somente me frustrei em minhas ações e no meu objetivo.

A frustração aconteceu porque a expectativa que eu tinha era de que eu deveria “fazer” com que todas as pessoas ao meu redor fizessem as mesmas coisas que eu fiz pois eu tinha convicção de que estas mesmas coisas que me ajudaram e me ajudam, poderiam também transformar suas vidas para melhor. Eu não poderia estar mais enganado!

Não raro eu me esquecia que como seres humanos únicos, cada um de nós tem suas experiências de vida únicas também e que, cada ser humano terá o seu momento de despertar e que portanto, não cabe a mim escolher quando isso acontecerá.

Não tinha e não tem como eu acelerar a compreensão de algumas coisas em uma pessoa, pois somente ela pode fazer esta escolha.

A única coisa que eu e você que está lendo este texto pode fazer pelas pessoas, é mostrar o caminho, pois a escolha de segui-lo mora dentro de cada ser humano.

O máximo que eu posso fazer é bater à sua porta pois a escolha de abrir ou não esta porta continua sendo sempre sua.

Foi aí que entendi que nenhuma ajuda verdadeira pode vir de fora, pois a única pessoa que pode se ajudar é você mesmo. Você será sempre o guardião da sua VONTADE.

Na condição de agente transformador, a única coisa que eu posso fazer por alguém é doar uma centelha da transformação que só pode ser plantada por você mesmo e regada por você mesmo.

A única coisa que uma pessoa pode fazer por outra, é apontar uma lanterna na direção do caminho. Escolher segui-lo, continua sendo uma responsabilidade só sua.

Isso me ajudou a entender porque muitas pessoas fazem diversos cursos, treinamentos, seminários e muitos outros processos e somente poucos realmente aplicam em suas vidas o que aprenderam.

Falta força de vontade! Infelizmente a VONTADE está sepultada dentro da maioria das pessoas.
E é por isso que nenhuma ajuda verdadeira pode vir de fora do ser humano. A única ajuda verdadeira só depende da própria pessoa, de despertar a sua força de VONTADE.

Eu não estou dizendo que cada ser humano conhece o caminho do seu despertar e pode fazer isso por conta própria, estou dizendo que cabe apenas a você mesmo despertar a sua VONTADE e seguir a luz que lhe foi revelada.

Isso me leva a outra conclusão chocante e que talvez você não concorde comigo em um primeiro momento: a filantropia convencional é apenas um engodo na vida de muitas pessoas que são “ajudadas”.

A verdadeira ajuda só poder vir de dentro, não adianta procurá-la fora!

E como iluminar o caminho para outras pessoas então? Pelo exemplo!

A melhor ajuda que você pode dar para outra pessoa é acima de tudo, ajudar-se a si mesmo!

Quando eu escrevo aqui sobre as minhas ideias, experiências e revelações, estou exercitando a minha escrita, capacidade de argumentação, capacidade de expressão e acima de tudo, estou reforçando, fixando e instalando estas ideias e conceitos em mim.

Quanto estou fazendo uma exposição presencial para pessoas, estou fazendo a mesma coisa, mas de formas diferentes. Estou exercitando a minha capacidade de falar em público, de convencimento ou persuasão, de presença, de comportamento, etc.

Quando estou gravando o Podcast, estou exercitando outras áreas como a da improvisação, da entonação, da credibilidade, persuasão, etc.

Quanto mais eu melhoro, mais pessoas consigo verdadeiramente ajudar pelo meu exemplo!

Enfim, estou tentando me tornar uma pessoa melhor a cada dia para assim, com o meu exemplo, quem sabe um dia, ajudar mais pessoas a despertar a VONTADE que está sepultada lá dentro.

Só a força da VONTADE pode transformar verdadeiramente a vida de uma pessoa e nenhuma ajuda virá de fora.
O máximo que você receberá de fora será uma inspiração que chega numa vibração tão alta que abala a suas estruturas e consegue fazer desabar as paredes da sepultura onde se encontra a sua VONTADE.

Você gostou deste texto? Fez sentido para você? Então compartilhe este texto com os seus amigos :-)

Eu finalizo este artigo com um vídeo já conhecido por alguns e que tem uma grande força para te ajudar também a destruir as paredes da sepultura da sua VONTADE.

Um ótimo final de semana e até a próxima!
Rodrigo Telles

Comentários

comentários