Tempo de leitura: 4 min.

Neste artigo eu vou te contar o resultado de uma experiência bem interessante que eu fiz por 1 ano e hoje eu recomendo para todas as pessoas com quem converso, pois os resultados foram muito positivos.

Se você acompanha meus artigos já deve saber que eu passei pela experiência de ficar sem assistir TV por 1 ano.
Isso aconteceu entre Setembro de 2013 a Setembro de 2014 e foi um acontecimento bastante significativo na minha vida, pois eu estava acostumado a chegar em casa, tomar banho e ir para a frente da TV.

PORQUE?

Você deve estar se perguntando porque raios eu fiz isso e de onde eu tirei essa ideia. Eu também estaria no mínimo curioso a esta altura.
Essa ideia como diversas outras ideias que eu apliquei com sucesso à minha vida, me foi apresentada no livro Trabalhe 4 horas por Semana de Timm Ferris.
Eu falo bastante desse livro porque esse livro revolucionou a minha vida em diversos aspectos e ampliou o meu radar, inclusive estou relendo-o.

Neste livro, Timm Ferris recomenda que o leitor não assista mais TV, não leia mais revistas e jornais e também (pasmem) não leia mais livros. Claro que eu não parei de ler livros, aliás a minha prática da leitura de livros aumentou consideravelmente depois deste livro.

Eu parei de assistir TV para fazer um teste, pois segundo o livro, tudo que passa na TV apenas reforça o pensamento negativo e quando não se encaixa nesta categoria, é algo irrelevante para os seus objetivos. Sim, isso mesmo, irrelevante para os seus objetivos!

Durante a minha experiência eu assistia somente alguns filmes, seriados, documentários e palestras na TV e nunca o que estava passando. Essa última parte é aonde mora o problema no meu entendimento.

Nunca assista O QUE ESTÁ PASSANDO NA TV, ligue a TV com um propósito, vou assistir isso, vou assistir aquilo. Caso contrário a TV se torna além de um disseminador de conteúdo negativo também um ladrão de tempo.

A experiência foi muito interessante, veja abaixo:

PRÓS

  • Mais FOCO: sem sobrecarga de informações inúteis que apenas estavam entulhando o meu cérebro.
  • Menos reclamações e lamentações: O conteúdo negativo estimula o cérebro a mudar a vibração dos seus pensamentos, logo você se sente estimulado a reclamar e lamentar também.
    Além disso, você fica com a impressão de que tudo neste mundo não presta, pois é o que a mídia de massa te leva a acreditar, afinal de contas, notícia positiva não traz audiência e isso não é válido somente para a TV.
  • Mais tempo livre para ler, brincar com a minha filha, organizar o dia seguinte e etc.

CONTRAS

  • Fiquei um pouco desinformado: o livro havia me avisado de que isso aconteceria, então isso não foi exatamente uma surpresa.
    A parte legal de ficar desinformado é que você sempre tem assunto para puxar com outras pessoas, como: o que falou de importante ontem no jornal nacional ou no fantástico?
    E então você recebe as notícias já filtradas por quem assistiu TV no dia anterior ou na semana e o mais legal, é que as pessoas ainda se sentem importantes em fazer isso por você.

CUIDADO COM OS NOTICIÁRIOS

Se você não consegue parar de assistir o que está passando na TV e se eu pudesse lhe recomendar apenas uma coisa, seria: pare de assistir aos noticiários, pois eles estão cheios de veneno para o seu cérebro.
Nos últimos dois anos eu assisti o Jornal Nacional apenas duas vezes e estas duas vezes foi para fazer um experimento para palestras que eu ministrei no dia seguinte: identificar a quantidade de notícias venenosas, notícias neutras e notícias positivas.
Eu tomei um susto com o resultado e quem assistiu a minha palestra também!

O último Jornal Nacional que eu assisti foi o do dia 26/01/2015 e o resultado foi esse:

  • Total de notícias: 18
    • Notícias neutras: 6 (33%)
    • Notícias negativas/venenosas: 12 (66%)
    • Notícias positivas: 0 (?)

Surpreendentemente, neste dia não houve nenhuma notícia positiva. Eu não tenho os resultados do teste anterior mas me lembro que as notícias positivas alcançavam um louvável 20%.

Será que é uma boa ideia assistir a noticiários?

Esse resultado piora em noticiários de outros canais e eu nem sei o resultado desse teste pois não consegui terminar de assisti-los.

Essa experiência me trouxe resultados tão positivos que eu resolvi continuar a experiência pelo resto da minha vida e hoje não me vejo mais assistindo TV.

A única coisa que mudou é que hoje eu visito sites de notícias e escolho o que eu quero ler e consumir para não ficar tão desinformado sobre coisas importantes.

Depois dessa experiência eu descobri que pessoas de sucesso também não assistem TV e recomendam o mesmo para quem quer avançar na vida e conquistar seus objetivos.

Você talvez possa achar difícil fazer o mesmo e talvez esteja muito apegado a TV, mas eu sugiro que faça uma experiência também, fique pelo menos 1 semana sem assistir TV e sinta os resultados. Se puder, volte aqui e me conte como foi a sua experiência :-)

Eu gostaria muito de saber o que você achou deste artigo. Por favor deixe seu comentário logo abaixo.
Um abraço e até a semana que vem!

Comentários

comentários