Tempo de leitura: 5 min e meio.

Neste artigo eu vou compartilhar com você um pouco da minha experiência com o tema “propósito de vida” e como eu resignifiquei a minha vida depois que eu “topei” com o meu propósito de vida, aquilo que sempre esteve na minha cara, a minha essência e eu nunca havia percebido isso até pouco tempo atrás.

Para falar sobre este tema, obrigatoriamente eu preciso contar um pouco sobre a minha história.

Desde muito jovem eu já demonstrava interesse em desmontar rádios e outros equipamentos eletrônicos para tentar entender como funcionavam por dentro e isso me levou a ingressar mais tarde na área da informática, inicialmente montando e desmontando computadores.

Logo aquilo se mostrou muito limitante para mim e eu migrei para a área de Administração de Sistemas, onde eu tinha uma vasta área para explorar.

Foi então quando eu esbarrei com o Sistema Operacional Linux, que abriu o mundo para mim pois não me limitava e me permitiu uma grande ascensão na minha carreira.

Em pouco tempo eu me tornei um excelente profissional nesta área e foi aí que eu pensei: eu preciso compartilhar esse meu conhecimento com mais pessoas.

Fundei um site chamado “Dicaslinux” junto com um amigo e hoje este site provavelmente seria categorizado como um Blog, pois lá a gente escrevia diversos artigos conhecidos como “How To” aonde a gente ensinava como fazer algo no Linux.

Em 2003 nós fundamos uma empresa para trabalhar com Linux e infelizmente o nosso site sobre Linux foi perdendo a força, pois tínhamos que dedicar muito tempo ao nosso bebê, ou seja, à nossa empresa.

Adivinha o que eu mais gostava de fazer dentro da minha empresa? Se você falou “ensinar as pessoas” então acertou em cheio. Tanto que até hoje se você perguntar para qualquer pessoa que trabalhou ou ainda trabalha na minha empresa, vai ouvir que é um ótimo lugar para aprender.

Foi em 2013 que o estalo na minha cabeça aconteceu e o meu propósito de vida se apresentou para mim.
Eu me lembro como se fosse hoje. Eu estava aplicando um treinamento sobre uma metodologia que eu acabara de aprender e “bum”, algo me disse que aquilo era o meu propósito de vida, ajudar as pessoas compartilhando o meu conhecimento, foi como se alguém assoprasse isso no meu ouvido (e será mesmo que não assoprou?).

A sensação foi indescritível, é mais ou menos como você tentar explicar para uma pessoa cega como é o por do sol, não tem como explicar!
Foi aqui que a minha vida se resignificou, pois tive acesso a pessoas e informações que têm mudado a forma como eu vejo o mundo e tudo ao meu redor.

Foi depois disso que eu criei este Blog e também foi depois disso que a minha vida deu uma alavancada como nunca havia acontecido antes. Tem sido uma jornada sensacional!

Hoje consigo enxergar mais longe, me sinto mais preparado e seguro do que preciso fazer para chegar onde quero e alcançar meus objetivos.

Se você prestar atenção na minha história, vai perceber que a vida me deu um dom, o dom de querer entender como as coisas funcionam e efetivamente conseguir, porém a vida me cobra que este conhecimento não fique somente comigo, por isso sempre acaba me colocando em situações onde eu tento compartilhar este conhecimento com outras pessoas.

Em outras palavras, eu sou compelido a fazer isso e isso me traz uma satisfação pessoal muito grande.
E é por este motivo que você está lendo estas palavras, porque eu preciso compartilhar as coisas que aprendo com você, simples assim. Esse Blog só existe por este motivo!

Infelizmente não é possível transferir tudo que eu aprendo para você apenas através de textos, pois as palavras escritas exprimem muito pouco e é por isso que eu estou pensando e formatando uma outra forma de compartilhar as minhas experiências com você.

O ESTADO DE FLUXO

Como eu disse, a minha jornada tem sido sensacional e a cada dia, a cada livro, a cada documentário, a cada curso, a cada treinamento eu tenho esbarrado com conhecimentos sensacionais e, um deles foi o Estado de Fluxo.

Eu ouvi sobre o Estado de Fluxo primeiramente em um documentário chamado “Happy” e depois em um outro documentário no canal Off (não me lembro o nome mas era sobre Snowboard e Ski na neve).
Aquilo me intrigou, pois parecia algo muito relevante para aquelas pessoas que estavam em Estado de Fluxo.

Eu decidi pesquisar mais sobre o assunto e descobri algo que vale ouro e vou compartilhar com você agora.

O Estado de Fluxo se resume em 7 passos (veja o vídeo mais abaixo), mas basicamente é aquela sensação onde você perde a noção do tempo no que está fazendo e ao mesmo tempo, se sente extremamente satisfeito e recompensado pelo resultado do que está fazendo.

Para alcançar o Estado de Fluxo, você precisa possuir as habilidades corretas para realizar um grande desafio em uma área que você ama.

Isso é tão importante que vou escrever isso novamente e em destaque (você deveria pensar em escrever isso em algum lugar onde possa ler todos os dias):

PARA ALCANÇAR O ESTADO DE FLUXO, VOCÊ PRECISA POSSUIR AS HABILIDADES CORRETAS PARA REALIZAR UM GRANDE DESAFIO EM UMA ÁREA QUE VOCÊ AMA.

Eu descobri que existe uma fórmula para te ajudar a encontrar o seu propósito de vida e mesmo sem conhecê-la eu a executei.

Eu venho expandindo as minhas habilidades e tenho me colocado em situações de grande desafio em áreas que amo, onde tento transmitir o que aprendi para outras pessoas. Faço isso através dos textos que escrevo, das palestras que ministro e dos treinamentos que aplico.

Ninguém me disse isso, mas hoje a minha crença nisso é tão grande que me permito afirmar o seguinte:

PARA ALCANÇAR O ESTADO DE FLUXO, VOCÊ PRECISA POSSUIR AS HABILIDADES CORRETAS PARA REALIZAR UM GRANDE DESAFIO EM UMA ÁREA QUE VOCÊ AMA E, PARA DESCOBRIR O SEU PROPÓSITO DE VIDA, VOCÊ PRECISA ESTAR MAIS VEZES EM ESTADO DE FLUXO.

Se eu pudesse resumir este artigo em apenas uma frase, seria essa aí em cima.

Eu já postei este vídeo aqui uma vez e vou postá-lo novamente agora para que você entenda melhor sobre o Estado de Fluxo diretamente com o criador desta teoria.

Eu havia planejado escrever um artigo sobre o Estado de Fluxo mas acredito que este vídeo torna o artigo desnecessário.

PORQUE EU PRECISO DE UM PROPÓSITO DE VIDA?

No ano passado uma pessoa me disse que apenas 1% da população mundial encontrará o seu propósito de vida ainda nesta vida e isso me soou muito pouco e, talvez explique porque grande parte da população mundial é miserável e está insatisfeita com a sua vida.

Quando você tem um propósito de vida e vive realizando ações que estão alinhadas a isso, você também se alinha com o Universo e o Universo começa a conspirar a seu favor.

O que antes não dava certo agora passa a dar, você se sente mais feliz e acima de tudo, tem um sentimento de que está no caminho certo pois você começa a ouvir muito mais a palavra “muito obrigado”.

Você começa a se tornar uma pessoa próspera e eu não estou falando apenas de dinheiro, falo de todas as áreas.

SE VOCÊ QUER ENCONTRAR O SEU PROPÓSITO DE VIDA, PARA DE PROCURÁ-LO, FOQUE-SE APENAS EM ESTAR EM ESTADO DE FLUXO BOA PARTE DO SEU TEMPO E ESTEJA ATENTO PARA O CHAMADO.

Eu escutei o meu chamado, o chamado da vida e você, já conseguiu ouvir o seu?
Gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre este tema aqui em baixo nos comentários.

Um abraço e até a semana que vem!
Rodrigo Telles

Comentários

comentários