Neste artigo pretendo te mostrar como aplicar efeitos em imagens com o Gimp que, apesar de serem simples, causam um resultado impressionante na imagem e pode facilmente impressionar seus amigos.

Ao final deste artigo você saberá:

  • Suavizar bordas de imagens comprometidas;
  • Destacar imagens escuras em fundos escuros (e também o inverso);
  • Aplicar Drop Shadow em imagens e criar um efeito de alto relevo;
  • Aplicar Inner Shadow em imagens e criar um efeito de baixo relevo;

Os truques que você vai aprender neste artigo podem impressionar positivamente seus amigos e causar aquelas expressões do tipo “Nossa que legal” ou ainda “Uau” e ainda lhe somar novos conhecimentos em edição de imagens e utilização do Gimp.

Como nos últimos dois artigos, vamos utilizar o editor de imagens Gimp para aplicar os efeitos que veremos a seguir.

1 Suavizar bordas de imagens

Não raramente eu preciso suavizar bordas de algumas imagens, seja por defeito da imagem ou porque a imagem é escura e o fundo onde quero colocá-la também é escuro ou o contrário, onde o fundo é claro e a imagem também, fazendo com que a imagem não se destaque no contexto geral. Isso geralmente acontece com logotipos.

Vamos melhorar o aspecto da imagem abaixo:

globo-ta-original

Veja como as bordas da imagem aparecem serrilhadas em um fundo escuro. Neste exemplo, essa imagem é um PNG com fundo transparente.
Vamos abrir esta imagem no Gimp e tentar melhorá-la com os passos a seguir.

Na janela de camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a camada da imagem e depois clique em “Alpha to Selection”. Você verá que toda a imagem foi selecionada. Depois clique no menu “Select->Grow” e na janela que se abre coloque 1 e clique em “OK”. Você verá que a seleção aumentou um pouco e ficou parecendo uma borda. Agora clique no botão de “+” na janela de camadas para criar uma nova camada e dê o nome dessa camada de “Borda” e em “Layer Fill Type” deixe marcado “Transparency” e clique em “OK”. Você acaba de criar uma nova camada com a seleção atual.
Clique no menu “Select->Feather” e na janela que se abre coloque “10” e clique em “OK”. Esse recurso vai deixar a camada esfumaçada (degradê) nas bordas para criar o efeito que precisamos.
Na Toolbox, clique no “Balde” e na cor de foreground gimp-foreground selecione branco e depois clique na imagem selecionada. Você terá algo como mostrado na imagem abaixo.

globo-ta-feather

Agora basta posicionar esta camada para que fique embaixo da camada da imagem principal. Você pode fazer isso selecionando a camada “Borda” e clicando na seta para baixo da janela de camadas.
Lembre-se que terá que salvar a imagem em formato PNG por causa da transparência e do efeito aplicado. Veja a comparação abaixo (antes e depois):

globo-ta-original
globo-ta-borda

Esse mesmo processo pode ser utilizado para logotipos escuros que serão aplicados em fundos da mesma cor ou ainda mais escuros. Veja o exemplo abaixo com o logo do Blog.

Antes:
nerdspace-preto
Depois:
nerdspace-preto-borda

Percebe alguma diferença?

2 Drop Shadow

Você provavelmente já viu imagens com este efeito. Veja a imagem abaixo.

texto-nerdspace

Dá uma impressão de que a imagem está suspensa com um efeito de alto relevo. Você pode aplicar esse efeito em qualquer imagem, neste caso eu apliquei o efeito sobre um texto. Basta selecionar a camada que deseja aplicar o efeito, depois clicar no menu “Filters->Light and Shadow->Drop Shadow”. Aplique o efeito com os controles padrões e depois vá desfazendo (ctrl+z) e refazendo até atingir o resultado desejado. Esse efeito também pode ser utilizado em imagens escuras ou claras que vão ficar sobre uma superfície escura ou clara respectivamente.

3 Inner Shadow

Eu gosto muito desse efeito e preciso até tomar cuidado para não exagerar demais de vez em quando. Ele aplica um efeito de baixo relevo como se a superfície fosse vazada. Veja o resultado abaixo.

nerdspace-inner

O único inconveniente é que este efeito não vem por padrão no Gimp e é necessário instalar este plugin, porém é muito fácil e rápido. Baixe o plugin “layerfx.scm” neste link (está logo no começo da página). Depois copie este arquivo para o diretório de scripts do Gimp dentro do seu diretório HOME. No meu caso é “.gimp-2.6/scripts/”. Feche o Gimp e abra novamente. Você perceberá um novo menu em “Script-Fu->Layer Effects” e lá dentro terá mais alguns efeitos, incluindo o “Inner Shadow”. O processo é muito simples. Selecione a camada de texto que deseja aplicar o efeito e depois clique neste menu e depois em “OK”.
Na imagem acima eu utilizei os seguintes ajustes:

controles-inner

Agora você pode explorar um pouco mais os efeitos que o Gimp disponibiliza e testar a sua imaginação. Como você viu, é muito fácil adicionar plugins ao Gimp e existem centenas de plugins disponíveis neste link. Boa diversão!

Espero que tenha gostado desta série de artigos sobre Gimp.
Deixe seu comentário logo abaixo e até semana que vem!

Comentários

comentários