No artigo anterior eu fiz uma pequena introdução ao Gimp, software de edição de imagem que é gratuito e que está disponível para várias plataformas e neste artigo, vou lhe mostrar como criar uma imagem com fundo transparente no Gimp.

Ao final deste artigo você saberá:

  • Para que serve uma imagem com fundo transparente;
  • Os prós e contras de uma imagem com fundo transparente;
  • Os formatos de imagem que suportam fundo transparente;
  • Como criar uma imagem com fundo transparente no Gimp;

A principal vantagem do Gimp é que ele é livre, ou seja, eu não preciso comprar uma licença para utilizá-lo e como sou contra a pirataria, se torna uma das melhores opções disponíveis no mercado para Linux.
Obviamente que muitos pensam diferente e como percebi nos comentários desse Post no Facebook, muitas pessoas preferem o Photoshop, já outras, o Gimp e por motivos bem diferentes. Seus ideais vão te guiar a fazer a escolha que melhor se enquadra para você.

Imagem com fundo transparente

Uma imagem com fundo transparente serve geralmente para ser colocada sobre outra imagem ou conteúdo sem comprometer as áreas da imagem ou conteúdo sobreposto, em outras palavras, a imagem transparente ocupa apenas o espaço do conteúdo da imagem, tornando possível a montagem e sobreposição de outras imagens para formar uma terceira.
Se você pegar uma imagem no formato JPG ou JPEG, perceberá que esta imagem possui um fundo, geralmente branco e quadrado/retangular. Se colocar esta imagem sobre outra imagem, esse fundo branco vai tomar um espaço da imagem sobreposta que você não gostaria de comprometer. Por isso imagens JPG geralmente não são boas para montagens.

Imagens com fundo transparente geralmente são no formato PNG ou GIF e o Gimp pode produzir imagens nestes formatos. Eu recomendo o PNG ao GIF por alguns motivos técnicos (veja este link para entender melhor).

Os Prós

Eu já falei um deles, que é poder colocar uma imagem transparente sobre outra imagem e ocupar apenas o espaço do conteúdo da imagem. Outra vantagem é na manipulação dentro do Gimp, já que é possível selecionar facilmente o conteúdo da imagem e aplicar filtros e efeitos. Por falar em filtros e efeitos, se você quer aplicar uma sombra degradê em uma imagem e ainda alterar a opacidade, o formato ideal para salvar essa imagem é o PNG e precisa ser transparente.

Os Contras

A parte ruim de um PNG transparente é o tamanho que a imagem fica. Apenas para exemplo, uma imagem salva em PNG ficou com 276k enquanto em JPG ficou em 200k. Já tentei algumas técnicas para diminuir o tamanho da imagem mas sem muito sucesso.

Como criar

Criar uma imagem transparente no Gimp é muito fácil. Basta criar uma nova imagem em File->New, na janela que se abre clique em “Advanced Option” e em “Fill With” selecione “Transparency”. Pronto, você verá um fundo quadriculado (como abaixo), o que significa que o fundo está transparente.

gimp-fundo-transparente

Agora você pode começar a trabalhar e a título de exercício, recomendo que refaça a foto montagem sugerida no artigo anterior só que desta vez, com o fundo transparente (PNG) e depois experimente colocar essa foto montagem sobre uma outra imagem e veja o resultado.

Veja a diferença abaixo:

montagem-audio01
montagem-audio02

Qual você achou melhor?

No próximo artigo falaremos sobre alguns efeitos legais que podem ser aplicados facilmente no Gimp.

Não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo.

Até a próxima semana!

Comentários

comentários