Tempo de leitura: 6,5 minutos.

Continue nesta leitura apenas se estiver disposto a ouvir algumas verdades que podem transformar a sua vida e a sua carreira, mas antes um aviso: eu não estou aqui para passar a mão na sua cabeça e sim para falar a verdade a respeito das minhas próprias experiências e que tenho certeza, também podem te ajudar a identificar se você está no caminho certo em direção do sucesso e de uma vida plena e feliz.

Se você decidiu continuar lendo, quero fazer um compromisso com você: você se compromete a manter a sua mente aberta enquanto lê as próximas linhas e eu me comprometo a escrever somente a verdade e ser honesto durante todo o texto ok? Vamos lá então!

Você já teve a sensação de que algo está errado na sua vida? Aquela sensação que causa um incômodo na sua mente, que parece lhe dizer que você está no caminho errado?

Pois bem, eu também já tive esta sensação e Deus sabe como eu precisava sair daquela vida que só me trazia stress e não me realizava plenamente.

Depois de algum tempo e de algumas leituras eu acabei identificando alguns sinais que também podem te ajudar a identificar se você também está no caminho errado.

FAZER ALGO BEM FEITO NUNCA É TRABALHO.
Napoleon Hill

1. VOCÊ RECLAMA CONSTANTEMENTE

Se você já leu o artigo “Se a culpa é minha eu coloco em quem eu quiser” já sabe do que vou falar agora.
Não adianta terceirizar os seus problemas, o responsável pela sua vida é só você, e só você pode fazer algo a respeito, não adianta encontrar culpados.

Eu só consegui evoluir na minha vida quando parei de reclamar e comecei a chamar a responsabilidade só para mim.

Agora eu não procuro mais culpados e sim, problemas que eu preciso resolver e superar para que eles não voltem a me assombrar.

2. VOCÊ NÃO TEM MOMENTOS FELIZES

Uma vez um amigo me disse que a felicidade plena não existe, o que existe são momentos de felicidade.

Eu não sei ainda se isto está completamente correto, mas de uma coisa eu sei: se a felicidade plena existir, antes de chegar até ela eu preciso ter momentos felizes primeiro.

Se você não possui momentos felizes no seu dia a dia, esse é um sinal de que algo está errado na sua vida.
O que seriam momentos felizes? São aqueles momentos onde você se sente satisfeito, sem problemas não resolvidos te incomodando, quando você perde a noção de tempo e fica totalmente focado e concentrado no que está fazendo.

Você não possui estes momentos? Sinal amarelo pra você!

Recentemente eu descobri que existe uma teoria que explica este momento, chama-se “estado de fluxo” e foi descoberta pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Ao final deste texto você encontrará um vídeo com o próprio Mihaly falando sobre o estado de fluxo.

Escreverei mais sobre este tema em um próximo artigo.

3. VOCÊ NÃO POSSUI METAS

Deus sabe como foi doloroso para mim quando eu descobri que eu não possuía metas. Talvez este tenha sido um dos grandes sinais que me fez se movimentar e resolver sair daquela vida monótona e sem muito sentido.

Se você também não possui metas, eu posso te dar a seguinte dica, e saiba que esta dica vale ouro.
Defina pelo menos 03 metas para daqui um ano, sendo:

1 meta profissional
1 meta familiar
1 meta pessoal

Precisa ser algo muito importante e que tenha um significado pessoal forte envolvido.
Agora trace um plano de como pretende alcançar estas metas.
Escreva tudo em um lugar onde você possa ler todos os dias de forma rápida.

Aqui mora um erro comum que muitos cometem.
O universo cobra um preço para te entregar o que você quer. É uma troca, ou seja, para alcançar cada uma de suas metas, você precisará abrir mão de alguma coisa.

Também descreva no planejamento do que você está disposto a abrir mão para ter aquilo que deseja.
Difícil? Vou dar um exemplo:

Meta profissional: quero passar no vestibular de medicina em Julho do ano que vem.
Planejamento: vou fazer cursinho todos os dias a noite iniciando na semana que vem. Além disso, dedicarei as noites de sábado para estudar e fazer simulados.

Percebeu que o planejamento já possui do que eu estou disposto a abrir mão para ter o que eu quero? No planejamento eu estou abrindo mão do que tenho de mais valioso, o meu tempo.

Lembrete: metas significativas demandam pagamentos significativos também!
Se você não estiver disposto a fazer o pagamento, não alcançará o que deseja. Simples assim!

O SEGREDO DO MEU SUCESSO FOI ME CERCAR DE PESSOAS MELHORES DO QUE EU.
Andrew Carnegie – O Rei do Aço

4. VOCÊ NÃO TEM SUCESSO

O que é sucesso para você? Com certeza o que é sucesso para você é diferente do que é sucesso para mim, nisso eu tenho certeza. Entretanto, eu encontrei no livro “Método C.A.R.M.A.” uma ótima definição para sucesso e que tomarei emprestada aqui:

Sucesso = Estado desejado
Presente = Estado atual

Não importa o que seja o sucesso para você, ele é o seu estado desejado, logo você precisa se movimentar do estado atual para o estado desejado.

Para chegar ao estado desejado, você precisa identificar, resolver e superar seus problemas.
Você vê alguma relação com o primeiro item desta lista lá em cima?

E como identificar aqueles problemas que você nem sabe que tem mas que são os que mais vão te travar em sua jornada? O jeito mais rápido é através do autoconhecimento.

5. VOCÊ NÃO SE CONHECE

Se eu te perguntar: você se conhece? Provavelmente você vai responder “claro que sim” da mesma forma que eu respondia se me perguntassem a mesma coisa no início de 2012.

O que eu descobri em Setembro de 2012 foi que eu não só não me conhecia como tinha um bocado de problemas que estavam me travando. Como isso aconteceu?

Aconteceu através de um processo de autoconhecimento que eu passei através de um seminário do SEBRAE chamado Empretec, voltado para empresários e empreendedores.

Existem diversos processos de autoconhecimento, o meu foi o Empretec e foi suficiente para eu identificar os meus principais problemas, resolvê-los na fonte e superá-los. Só assim eu consegui evoluir como profissional e como pessoa.

6. SUA VIDA NÃO TEM UM SENTIDO

Qual o sentido da sua vida? Ok, concordo, essa pergunta parece simples mas a sua resposta é extremamente difícil (para mim foi) e demandou muito autoconhecimento e muito do item dois para eu encontrar a resposta que eu procurava.

Se você ainda não percebeu, nós estamos falando aqui de propósito de vida, o motivo pelo qual você está aqui na terra.
Caso você não saiba, todos nós estamos aqui por um motivo e você só terá uma vida plena e feliz se conseguir encontrar qual é o seu propósito de vida e se alinhar com ele.

É praticamente impossível ter sucesso sem perseguir e realizar o seu propósito de vida.

Pergunta de um milhão de dólares: como eu encontro o meu propósito de vida?

Email Address

Aqui eu tenho três dicas que também valem ouro:

  1. Pare de procurar: quanto mais você procura, mais distante dele parece ficar.
  2. Foque-se em viver mais momentos felizes no seu dia a dia (estado de fluxo) e um dia, o seu propósito vai se apresentar a você.
  3. Como estou falando de momentos felizes no seu “dia a dia” e imagino aqui que boa parte do seu dia você passa trabalhando, então estou falando que o seu trabalho precisa lhe proporcionar estes momentos felizes. Caso o seu trabalho não lhe proporcione estes momentos felizes, esse é o seu primeiro grande problema a ser identificado, resolvido e superado.

Sim, este tema é bastante complexo e demanda muito mais discussão do que apenas um tópico neste artigo e, é por isso que tratarei este tema de forma adequada nos próximos artigos.

É claro que neste texto eu não falo de todos os sinais que podem indicar que você está no caminho errado, pois seria necessário um livro para isso (acho que seria uma boa ideia hein), mas em linhas gerais aqui estão sinais bem comuns que podem indicar que você está no caminho errado na sua vida e quando isso acontece, você fica desalinhado com o universo e desta forma, o universo não vai conspirar a seu favor.

Se você ainda está comigo até aqui, espero que este texto tenha lhe trazido pelo menos um argumento que o faça refletir sobre a sua vida.
Lembre-se: essa vida a gente só vive uma vez!

Aqui está o vídeo que eu te prometi (ligue as legendas em CC se não estiver ligado):

Não se esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo.
Um forte abraço e até semana que vem.

Comentários

comentários