Nós somos seres de hábitos e como seres de hábitos, nem sempre cultivamos apenas bons hábitos. Eu ainda não sei muitas coisas nessa vida, mas uma coisa que eu posso te dizer com certeza é que, o seu mundo exterior é o reflexo do seu mundo interior. Não adianta querer mudar o mundo a sua volta se você não mudar internamente primeiro.

Neste artigo eu vou te contar 6 bons motivos para começar a fazer networking hoje e como esse bom hábito pode transformar a sua vida para melhor!

Se você conhece um pouco sobre a minha história ou acompanha os artigos que escrevo, deve saber que alguns movimentos que eu fiz na minha vida mudaram completamente o meu mundo exterior.

De todas as coisas que eu passei a fazer, existe uma que foi o catalisador de tudo, uma que foi e continua sendo essencial na minha vida e que eu recomendo para você que está lendo estas linhas: networking!

Fazer networking se transformou em um hábito na minha vida e só tem gerado frutos extraordinários para mim, para os meus negócios e para as pessoas que estão ao meu redor.

Você pode estar se perguntando: porque eu deveria me incomodar em fazer networking?

Eu lhe darei agora 6 bons motivos para que você decida fazer networking hoje mesmo!

1 VENCER A TIMIDEZ

Há 3 anos eu era uma pessoa extremamente tímida e, um evento na minha vida me mostrou que eu precisa mudar essa realidade. Eu precisava enfrentar os meus medos se quisesse evoluir nesta vida, e foi exatamente o que eu fiz.

Tudo começou com um convite para participar de um coquetel de confraternização no final do ano de 2012 de uma associação que eu não conhecia. Se a minha cabeça já não tivesse mudado um pouco, eu não teria aceitado aquele convite mas felizmente, eu disse SIM.

Neste coquetel eu reencontrei uma pessoa que me apresentou outra pessoa e esta outra pessoa me convidou para participar de um café com empreendedores já em Janeiro de 2013.
Eu já pensei: opa, esse negócio está andando rápido!

Para resumir essa história: hoje eu sou diretor regional daquela associação que conheci naquele coquetel no final de 2012 que é a ABRADi-ISP e sou membro líder de um movimento de empreendedores que se reúnem mensalmente em um café para trocar experiências, fazer networking e aprender.
Esse movimento chama-se Viking Network! Lembra-se daquele café em Janeiro de 2013?

Nestes ambientes eu conheci pessoas sensacionais que se tornaram amigos, me ajudaram e continuam me ajudando a evoluir na minha caminhada.

Ainda sou um pouco tímido para algumas coisas mas melhorei de forma significável. Hoje compreendo que o ingrediente que faltava para eu me tornar menos tímido, era me sentir mais capaz e merecedor de estar junto de pessoas melhores do que eu.

2 SAIR DA CASCA

Quando eu decidi aceitar aquele convite, foi a minha decisão de sair de dentro da casca do ovo que me protegia do mundo. Eu precisava ver o mundo com os meus olhos!

Você já deve ter ouvido isso, mas desculpe, eu preciso te dizer novamente e de forma bem clara:

VOCÊ PRECISA SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO SE QUISER EVOLUIR!

Ficar na casca do ovo me parecia bem mais aconchegante e seguro.

É sempre mais convincente se manter em uma zona de conforto que você pode controlar, mas acredite, quem pensa assim é a sua mente e a sua mente não quer crescer.

A sua mente quer ficar exatamente como ela é agora, do mesmo tamanho, com os mesmos conhecimentos, com as mesmas experiências e com as mesmas crenças. Porque isso?
Porque mudar tudo isso requer fazer coisas muitas vezes inconvenientes e desagradáveis para a sua mente e, isso é tudo que ela não quer! Ou seja…

A SUA MENTE TE BOICOTA TODOS OS DIAS DA SUA VIDA E VOCÊ NEM PERCEBE ISSO!

Isso parece meio maluco né? Você quer crescer mas sua mente não…pense um pouco sobre nisso!

Hoje eu prefiro pensar assim: se eu fizer isso e tudo de pior acontecer, o que seria o pior? É suportável? E se eu fizer isso e algo de extraordinário acontecer e transformar a minha vida? Vale o risco?
Sabendo-se o que de pior pode acontecer e o que de melhor pode acontecer, fica mais fácil tomar a decisão de agir. Se você mostra para a sua mente que o pior que pode acontecer é suportável, ela se torna menos resistente ao novo. Fica a dica!

3 CONHECER PESSOAS E FAZER NOVOS AMIGOS

Quando você decide fazer networking, algo inevitável começa acontecer. Você começa a conhecer pessoas e começa a perceber que o mundo que você habita atualmente é muito pequeno, porque você percebe que existem muitas pessoas mais interessantes e mais inteligentes do que você.

Obviamente que nem todas as pessoas que você vai conhecer serão interessantes, mas todas lhe trarão referências e ainda você poderá fazer grandes amigos.

As boas referências vão te impulsionar, pois você vai pensar: se ele consegue eu também consigo.
O melhor de tudo é que invariavelmente esta pessoa (que lhe parece ser uma boa referência) estará disposta a lhe dizer como ela chegou aonde chegou, ou seja, uma receita que você também pode seguir. Que preço isso lhe parece ter hein?

As más referências vão servir para lhe mostrar o que você não deve fazer, simples assim!

O SEU SUCESSO VAI DEPENDER DAS PESSOAS QUE VOCÊ VAI CONHECER E DOS LIVROS QUE VOCÊ VAI LER.
Autor desconhecido

Se você escolher ficar dentro da casca do seu ovo, não terá nem uma coisa nem outra e ficará exatamente como está agora. Você está satisfeito com a sua vida atual?

4 ACESSAR OPORTUNIDADES

Coisas mágicas acontecem quando você começa a conhecer pessoas. Uma delas são as oportunidades que aparecem. Escreva o que eu vou te dizer, pois isso vai acontecer. Uma hora você vai se perguntar:

PORQUE EU NÃO TIVE ESSA IDEIA ANTES?

A resposta é bem óbvia e simples: porque você estava dentro da casca do seu ovo e lá de dentro, convenhamos, não se pode ver muita coisa né?

As oportunidades estão ao nosso redor o tempo todo, mas como disse Napoleon Hill:

ESTE É UM DOS TRUQUES DA OPORTUNIDADE: ELA TEM O HÁBITO DE DISFARÇAR-SE
Napoleon Hill

5 APRENDER

Muitas pessoas começam a fazer networking em busca de clientes potenciais e, quando este é o único objetivo desta pessoa, isso se torna prejudicial para a pessoa e para o grupo. Isso tem nome e chama-se networking de predador.

Eu já falei sobre isso no artigo “Você também comete estes erros quando faz networking?” e se você ainda não leu, acredito que vale a pena ler como complemento a este artigo.

Seja um eterno aprendiz e aprenda tudo o que puder com outras pessoas, principalmente seus erros e tombos, assim você saberá o que não deve fazer se quiser evitar os mesmos erros.

Até hoje, aqui é aonde eu mais ganho fazendo networking e conhecendo pessoas. Eu aprendi muito e continuo aprendendo. Isso não tem valor, pois não é ensinado em nenhum curso ou faculdade!

6 TORNAR-SE VISÍVEL

Tornar-se visível é o resultado de um bom networking. As pessoas por te verem diversas vezes acabam confiando em você, no que você fala e no que você faz.

Se você tiver construído um networking de agricultor, começará a colher os bons frutos do seu trabalho e poderá começar a fazer mais negócios e aproveitar mais oportunidades.

Afinal, você também prefere comprar algo de alguém que você confia certo? As outras pessoas pensam da mesma forma que você neste aspecto, pode acreditar.

Estes são ou não são bons motivos para se fazer networking?

Gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre este artigo. Deixe seu comentário logo abaixo!

Tenha um ótimo final de semana e até a próxima :-)

Rodrigo Telles

Comentários

comentários