Eu sou Nerd desde quando me entendo por gente, porém descobri isso somente bem mais tarde, quando entendi o que essa palavra significava. Junto a descoberta me veio também um sentimento de inferioridade, pois o Nerd até então era considerado por muitos como um ser estranho, totalmente estereotipado, de comportamentos esquisitos e deslocado da sociedade. Até hoje o Nerd ainda é tratado de forma preconceituosa por muitas pessoas que não sabem o real potencial de um Nerd.

Ao final deste artigo você saberá:

  • O que é ser Nerd;
  • Quais comportamentos devem ser evitados ou reforçados por um Nerd;
  • Porque você que é Nerd já está em vantagem;

Revista Administradores.comA alguns anos eu vi a capa da revista Administradores.com dizendo “Nerds, os donos do mundo” e fiquei muito intrigado sobre qual seria o teor da reportagem. Na época eu assinava esta revista e a reportagem de capa falava entre outras coisas que o novo Nerd realmente já estava dominando o mundo, isso através de empresas que foram criadas por Nerds, como Google, Facebook, Microsoft, Apple, Youtube, Linkedin, etc. E que os Nerds eram os mais inovadores na criação de novos negócios.
Esse é o novo Nerd e a visão estereotipada desta figura está cada vez mais no passado.

Nerd segundo a Wikipedia:
É um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Eu concordo com a definição da Wikipedia, principalmente a parte que fala de “intensas atividades intelectuais”.
Geralmente o Nerd revela fascínio por alguma área das ciências exatas, mais voltado para áreas tecnológicas. O Nerd se foca em seu fascínio, o estuda cada vez mais até se tornar um expert no assunto. Aqui é que está a grande vantagem do Nerd, seu foco em seu fascínio o faz se tornar um expert, mas junto com isso vem uma série de outros comportamentos que são extremamente nocivos ao seu desenvolvimento social e de sua carreira.

Ser Nerd é um estilo de vida.

Eu patinei por bastante tempo com os comportamentos que descrevo abaixo e, só consegui me libertar de alguns deles com bastante capacitação, treino e persistência.

Traquejo social

Quase todos os Nerds que conheci e conheço sofrem de falta de traquejo social, ou seja, a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas que não são Nerds.
Uma das maiores dificuldades aqui é se expor. O Nerd primeiro precisa se aceitar para conseguir se expor e não se sentir inferiorizado.
Dificuldades na comunicação vão acontecer inevitavelmente. O truque que eu utilizei aqui foi me desafiar constantemente, participando de encontros com aglomerações de pessoas com objetivos específicos, por exemplo participar de reuniões de associações de classe. Lá eu encontrei pessoas da minha área de atuação e podia “puxar” conversa sobre temas que não eram tão estranhos para mim, como por exemplo dificuldades para contratação de profissionais.
Olha a dica de ouro: se estiver em uma fila de banco e quiser puxar conversa com alguém, basta reclamar da fila (por favor não se torne um reclamão) e quando iniciar uma conversa, mostre real interesse pelo que a outra pessoa está falando, deixe ela falar primeiro. As pessoas adoram ser ouvidas.

Vergonha e Timidez

O Nerd geralmente sente vergonha demais e é tímido (essas coisas geralmente andam juntas), seja por causa da sua aparência, modo de falar, assuntos ou qualquer outra coisa. Novamente o truque que utilizei neste caso foi me expor. Comecei a me oferecer para palestras e minicursos em faculdades e universidades. Nesta fase é importante estar um pouco mais antenado com as coisas que acontecem ao seu redor, por exemplo saber pelo menos quem é o governador e prefeito atuais e quem é o técnico do time que você mais se simpatiza.

Isolamento

Por causa dos motivos acima, o Nerd acaba se isolando, pois como não se sente a vontade para fazer as coisas que citei acima, prefere se isolar e ficar em casa na frente do computador buscando um semelhante virtual ou no videogame descarregando a sua frustração. Não cometa este erro, isso pode te custar anos de atraso em seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Se você não se sente pronto para fazer as coisas que falei acima, participe pelo menos de forma voluntária em algum centro de ajuda a pessoas ou animais. Faça algum curso que NÃO seja da área que você mais gosta. Vá a exposições e feiras da sua cidade, veja pessoas e se desafie. Se você não se desafiar, você não vai evoluir como pessoa.

Exercícios físicos

O Nerd que sofre dos problemas que já citei acima, não pratica esportes porque os locais para prática de esportes também são locais de aglomeração de pessoas e pessoas diferentes e, é aí que o bloqueio aparece.
Perceba que se você que é Nerd não conseguir se desenvolver nos comportamentos que citei acima, você estará com o freio de mão da sua vida constantemente puxado. Isso vai te travar cada vez mais!

Foi somente trabalhando estes e muitos outros pontos na minha vida que consegui soltar o freio de mão que me segurava e acredite, para se desenvolver você precisa conhecer pessoas.

Se você ainda não visitou a página “Sobre” do meu Blog, recomendo uma rápida passada por lá para ter um pouco mais de informação sobre este assunto.

E para finalizar, digo: Ser Nerd é um estilo de vida.
Deixe seu comentário – gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre este tema.

Até a próxima!

Comentários

comentários